Eletiva nº 9 - Raciocínio Lógico e Algoritmos com Robótica.

RESPONSÁVEL


Rokcxana

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O projeto de Eletiva " Raciocínio Lógico e Algoritmos com Robótica" propõe integrar o ensino de Matemática à linguagem de programação, por ser uma combinação valiosa para o desenvolvimento educacional dos estudantes. Vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica, na qual as habilidades de pensamento lógico e resolução de problemas são essenciais. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) serão um incentivo para que os alunos aprimorem não apenas suas habilidades matemáticas, mas também suas capacidades lógicas, especialmente por meio das ferramentas oferecidas pela robótica, como a montagem de robôs e a programação em blocos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Estimular a resolução de problemas utilizando estratégias lógicas e algoritmos simples.  Aplicar conceitos matemáticos em situações práticas através da robótica.  Construir robôs utilizando kits LEGO e outros materiais, compreendendo os princípios de funcionamento.  Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, organização e criatividade.  Introduzir a linguagem de programação em blocos como ferramenta de resolução de desafios.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Objetivo: Apresentação de projetos desenvolvidos pelos alunos com os robôs programados e as montagens realizadas, com explicações dos algoritmos e desafios resolvidos.  Cada grupo apresentará sua montagem, explicando o conceito matemático abordado e como utilizaram a lingaugem de programação para tornar o aprendizado mais acessível.  Além dos robos, os alunos vão compartilhar o processo de criação e montagem, os desafios enfrentados, as soluções encontradas, e como o projeto ajudou a melhorar seu entendimento matemático.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Física
    •  Matemática



    Eletiva nº 10 - Gamificando o Saber- Português

    RESPONSÁVEL


    Rokcxana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Segundo Piaget "O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram." Assim, a criação de jogos no ensino de Língua Portuguesa estimula o protagonismo dos alunos, que exploram conteúdos de forma lúdica e interativa. Essa abordagem favorece o engajamento, a criatividade e a fixação do aprendizado, tornando a experiência educacional mais dinâmica e significativa. Alinhado à BNCC, o projeto promove o aprendizado ativo, integrando interação, colaboração e tecnologia ao desenvolvimento das competências linguísticas.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Criar jogos (manuais ou digitais) que favoreçam a fixação de conteúdo em Língua Portuguesa (LP) por meio de atividades lúdicas. O foco está na interação dos alunos com o conteúdo e na possibilidade de criar seus próprios jogos, promovendo uma aprendizagem ativa.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • • Apresentação e Sensibilização :Introdução do projeto aos alunos, explicando objetivos, metodologia e importância dos jogos no aprendizado em geral. :
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 11 - EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO – ENSINO MÉDIO

    RESPONSÁVEL


    Rokcxana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Trabalhar esse tema no ensino médio é uma excelente oportunidade para conscientizar os jovens sobre a importância da segurança no trânsito, cidadania e responsabilidade. Como muitos estudantes nessa fase estão próximos de tirar a carteira de motorista ou já utilizam meios de transporte como bicicletas e motos, o tema é altamente relevante.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Identificar e diferenciar os diversos tipos de sinalização de trânsito. - Utilizar Cartilhas e manuais disponíveis no site do Detran ou de ONGs especializadas em segurança no trânsito. • Pesquisar e Analisar Dados de estatísticas sobre acidentes de trânsito no Brasil (fontes: Detran, OMS, IBGE). - Analisar as principais causas de acidentes (excesso de velocidade, embriaguez, desrespeito à sinalização). - Propor a criação de gráficos ou infográficos para apresentar os dados. - Discutir como os jovens podem contribuir para reduzir esses números. • Criar uma campanha para conscientizar a comunidade escolar sobre segurança no trânsito. - Elaborar cartazes, vídeos, posts para redes sociais ou panfletos com dicas de segurança. - Abordar temas como direção defensiva, respeito aos pedestres e uso de equipamentos de segurança. - Organizar uma palestra ou convidar um agente de trânsito para falar com os alunos. • Realizar simulação de situações de trânsito. - Criar um "circuito de trânsito" com faixas de pedestres, semáforos e placas, onde os alunos assumem papéis de motoristas, ciclistas e pedestres. - Discutir as dificuldades e os erros cometidos durante a simulação.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição de trabalhos produzidos pelos estudantes, como cartazes, vídeos, peças teatrais, músicas e visitas a órgãos de trânsito
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia
    •  História
    •  Sociologia



    Eletiva nº 12 - ELETIVA - JOGOS DANÇANTES

    RESPONSÁVEL


    Rokcxana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A dança é umas das formas mais intensas, divertidas e antigas de expressão e de comunicação interpessoal. Ela se manifesta em nossa sociedade, dentro das comunidades, de diversas formas com objetivos distintos e características diversas. A dança ultrapassa limites da cultura corporal, através dos movimentos, estruturando a personalidade e a socialização, pois leva o indivíduo a vivenciar e refletir sobre o meio em que vive e sua relação com o mundo globalizado. Ela se caracteriza pelo uso do corpo e de movimentos previamente estabelecidos (coreografia), improvisados (dança livre), e combinados. O cenário da dança e das práticas corporais proporciona o desenvolvimento do aspecto motor, o cognitivo e o sócio afetivo. A expressão corporal, como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social, contribuindo para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo, favorecendo a criatividade e o processo de construção de conhecimento.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Desenvolver habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais dos estudantes por meio da construção, adaptação e análise de jogos e dança , incentivando a criatividade, o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a valorização da cultura lúdica, abordando competências e habilidades. Corpo e Movimento: Articular os processos cognitivos e as experiências sensíveis no movimento dançado, discutindo o significado das relações entre corporeidade e produção estética para repensar e transformar percepções acerca do corpo e da dança. Explorar e ampliar repertório motor por meio da criação de coreografias que estimulem habilidades específicas. Cultura Corporal: Valorizar e compreender a diversidade de ritmos, respeitando diferentes manifestações culturais. Autonomia e Colaboração: Estimular a autonomia na criação coreográficas e a colaboração entre os alunos durante as atividades. Pensamento Crítico: Analisar regras, estratégias e dinâmicas dos jogos, fomentando o pensamento crítico e reflexivo
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância desta eletiva será o resultado da harmonização da cultura corporal dos estudantes com a cultura mundial da dança. Através da criatividade dos próprios estudantes, com mediação da professora. Os estudantes terão a oportunidade de organizar um pequeno evento, que será apresentado por eles, coreografias interativas em que todo o público (escola e comunidade) poderá participar.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 13 - Aprendendo à Aprender Matemática no Cotidiano

    RESPONSÁVEL


    Rokcxana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Levando em consideração os resultados das avaliações internas e externas da nossa escola e em um mundo onde as necessidades, familiares sociais, culturais e profissionais ganham novos contornos, todas as áreas requerem alguma competência em Matemática e a possibilidade de compreender conceitos e procedimentos matemáticos é necessária tanto para tirar conclusões e fazer argumentações, quanto para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar decisões em sua vida pessoal e profissional.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aulas expositivas e dialogadas, onde os diferenciais serão nas análises e conexões dos conteúdos abordados em situações do cotidiano, ou seja, sempre existirá a tentativa de inserir os temas abordados com as mais diversas situações financeiras, para que os alunos possam ter mais propriedade através do embasamento fornecido, nas suas tomadas de decisões. Também será utilizado os recursos tecnológicos, tendo como exemplo a utilização de planilha eletrônica e de calculadora financeira, para que os alunos possam ter conhecimento e rapidez na construção destas análises, através destes recursos tecnológicos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • - Produção de gráficos, tabelas e planilhas no Excel; - Apresentação de depoimentos; - Criação de vídeos, banner e painel de fotos; - Divulgação de cartazes com os melhores momentos das atividades realizadas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Matemática



    Eletiva nº 14 - ELETIVA - JOGOS DANÇANTES

    RESPONSÁVEL


    Rokcxana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A dança é umas das formas mais intensas, divertidas e antigas de expressão e de comunicação interpessoal. Ela se manifesta em nossa sociedade, dentro das comunidades, de diversas formas com objetivos distintos e características diversas. A dança ultrapassa limites da cultura corporal, através dos movimentos, estruturando a personalidade e a socialização, pois leva o indivíduo a vivenciar e refletir sobre o meio em que vive e sua relação com o mundo globalizado. Ela se caracteriza pelo uso do corpo e de movimentos previamente estabelecidos (coreografia), improvisados (dança livre), e combinados. O cenário da dança e das práticas corporais proporciona o desenvolvimento do aspecto motor, o cognitivo e o sócio afetivo. A expressão corporal, como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social, contribuindo para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo, favorecendo a criatividade e o processo de construção de conhecimento.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A metodologia utilizada para esta eletiva terá de início um mapeamento da cultura corporal dos estudantes por meio de aulas práticas, com mediação da professora, abrindo espaço para que os mesmos exponham seus conhecimentos em dança através de atividades individuais e em grupo. No desenvolver das aulas serão estudados através de recursos midiáticos, o conceito histórico-cultural de diversos estilos de dança, do clássico ao contemporâneo, os quais os estudantes terão a oportunidade de vivenciá-los na prática por atividades propostas em aula, criando um ambiente de respeito e diversificado.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância desta eletiva será o resultado da harmonização da cultura corporal dos estudantes com a cultura mundial da dança. Através da criatividade dos próprios estudantes, com mediação da professora. Os estudantes terão a oportunidade de organizar um pequeno evento, que será apresentado por eles, coreografias interativas em que todo o público (escola e comunidade) poderá participar.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 15 - DIREITOS HUMANOS

    RESPONSÁVEL


    Rokcxana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover espaços e percursos de formação para a vida e para a convivência, no exercício cotidiano dos Direitos Humanos como forma de vida e de organização social, política, econômica e cultural nos níveis regionais, nacionais e planetário. (Resolução CNE/No 01, de 30 de maio de 2012, Art. 5o).
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • ✔ Declaração Universal dos Direitos Humano de 1948; ✔ Lei contra a discriminação racial (Lei Federal nº. 7.716/1989 e Lei Federal nº. 9.455/1997); ✔ Lei que criminaliza a tortura (Lei Federal nº. 9.455/1997); ✔ Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº. 8.069/1990); ✔ Estatuto do Idoso (Lei Federal nº. 10.741/2003), ✔ Lei de Acessibilidade (Lei Federal nº. 10.048/2000 e Lei Federal nº. 10.098/2000, regulamentadas pelo Decreto nº 5.296/2004), ✔ Lei que criou a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos (Lei Federal nº 9140/1995). ✔ Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006).
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição de trabalhos produzidos pelos estudantes, como cartazes, vídeos, peças teatrais e músicas. Apresentação de convidados, como representantes de organizações que trabalham na defesa dos direitos humanos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia
    •  História



    Eletiva nº 16 - Raciocínio Lógico e Algoritmos com Robótica.

    RESPONSÁVEL


    Rokcxana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O projeto de Eletiva " Raciocínio Lógico e Algoritmos com Robótica" propõe integrar o ensino de Matemática à linguagem de programação, por ser uma combinação valiosa para o desenvolvimento educacional dos estudantes. Vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica, na qual as habilidades de pensamento lógico e resolução de problemas são essenciais. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) serão um incentivo para que os alunos aprimorem não apenas suas habilidades matemáticas, mas também suas capacidades lógicas, especialmente por meio das ferramentas oferecidas pela robótica, como a montagem de robôs e a programação em blocos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Estimular a resolução de problemas utilizando estratégias lógicas e algoritmos simples.  Aplicar conceitos matemáticos em situações práticas através da robótica.  Construir robôs utilizando kits LEGO e outros materiais, compreendendo os princípios de funcionamento.  Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, organização e criatividade.  Introduzir a linguagem de programação em blocos como ferramenta de resolução de desafios.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Objetivo: Apresentação de projetos desenvolvidos pelos alunos com os robôs programados e as montagens realizadas, com explicações dos algoritmos e desafios resolvidos.  Cada grupo apresentará sua montagem, explicando o conceito matemático abordado e como utilizaram a lingaugem de programação para tornar o aprendizado mais acessível.  Além dos robos, os alunos vão compartilhar o processo de criação e montagem, os desafios enfrentados, as soluções encontradas, e como o projeto ajudou a melhorar seu entendimento matemático.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Física
    •  Matemática
    •  Química